Cálculo para cubagem: Saiba como o transporte é orçado!

22 de maio de 2024 | Logística

Mercadorias volumosas influenciam diretamente no cálculo do frete. Um caminhão com capacidade para transportar 12000kg pode ficar lotado apenas com 500kg se essa mercadoria for muito volumosa.

Para tentar evitar prejuízos nesses casos, as transportadoras de cargas fazem o cálculo do frete com base na cubagem. Desta forma, hoje te convidamos a explicar o que é fator de cubagem, para que ele serve e como calcular o peso cubado, bora?

O que é cubagem?

A cubagem é a relação entre o peso e o espaço que a mercadoria ocupa no veículo. Ela é usada nos casos em que produtos já embalados ocupam um grande espaço, mas são relativamente mais leves, como é o caso de colchões, isopor, entre outros produtos.

A cubagem também é usada quando a mercadoria é pequena, mas é pesada, como é o caso de alguns eletrodomésticos, por exemplo. Nesses casos, se fossem usados os pesos e volumes reais, haveria um mau aproveitamento do espaço e da capacidade do veículo.

Um caminhão que tem capacidade de transportar 15.000kg pode ficar lotado com apenas 700 kg de uma mercadoria muito volumosa e leve, da mesma forma uma mercadoria pequena e pesada não permite o aproveitamento total do espaço do veículo, pois isso acarretaria excesso de peso.

O que é o fator de cubagem?

Fator de cubagem é basicamente um número que equivale ao peso ideal em relação ao metro cúbico do veículo. Esse número já é fixado e varia de acordo com o modal do transporte. Desta forma, peso irá variar de acordo com:

Rodoviário:

  • 300kg (carga fechada)
  • 250kg(carga fracionada)

Marítimo:

  • 1.000kg

Aéreo:

  • 166,7kg

No transporte de carga fracionada, pode-se considerar um fator de cubagem um pouco menor, de 250kg. Isso porque, nessas condições fica muito mais difícil preencher todos os espaços do veículo, já que são carregados vários produtos de tamanhos e pesos diferentes.

Qual a diferença entre volume, cubagem e peso cubado?

Qual a diferença entre volume, cubagem e peso cubado?

Essa talvez seja a parte mais complicada de entender todo este conceito, mas vem com a gente que iremos simplificar tudinho!

É importante diferenciarmos os termos volume, cubagem e peso cubado, pois, embora estejam relacionados, cada um possui uma definição e aplicação específica:

  • Volume: O volume se refere ao espaço tridimensional ocupado por um objeto. É a quantidade de espaço que um objeto ocupa em termos de altura, largura e comprimento. Geralmente é medido em unidades cúbicas, como metros cúbicos (m³) ou centímetros cúbicos (cm³). Por exemplo, se você tiver uma caixa com dimensões de 1 metro de largura, 1 metro de comprimento e 1 metro de altura, o volume seria 1 metro cúbico.
  • Cubagem: Cubagem é o processo de calcular o volume total de um conjunto de objetos ou mercadorias. Em logística, muitas vezes é utilizado para determinar o espaço ocupado por uma carga em um veículo de transporte. A cubagem é calculada multiplicando as dimensões do objeto (comprimento, largura e altura) para obter seu volume total. Por exemplo, se você tiver várias caixas de diferentes tamanhos, pode calcular a cubagem total somando os volumes individuais de cada caixa.
  • Peso Cubado: Peso cubado, também conhecido como peso volumétrico ou peso dimensional, é uma medida do peso de um objeto com base em suas dimensões, em vez de seu peso real. Isso é importante no transporte de cargas, onde as transportadoras podem cobrar com base no peso cubado se ele for maior do que o peso real. O peso cubado é calculado usando a fórmula de cubagem, que multiplica o volume do objeto pela densidade volumétrica. A densidade volumétrica pode variar dependendo do modo de transporte e das políticas da empresa de transporte, mas geralmente é expressa em quilogramas por metro cúbico (kg/m³) ou libras por pé cúbico (lb/ft³).

Em resumo:

  • Volume: Espaço que o objeto ocupa.
  • Cubagem: Relação entre volume e peso na logística (m³/t).
  • Peso cubado: Valor calculado pela multiplicação do volume pelo fator de cubagem (kg).
  • O fator de cubagem varia de acordo com a transportadora e o tipo de carga.
  • O peso cubado é utilizado para determinar o valor do frete quando o peso da carga é menor que o peso cubado.
  • As empresas de transporte utilizam a fórmula de cubagem para otimizar o carregamento dos veículos, distribuir os custos de forma mais justa e promover um transporte mais eficiente e sustentável.

O volume se refere ao espaço tridimensional ocupado por um objeto, a cubagem é o processo de calcular o volume total de um conjunto de objetos, e peso cubado é uma medida do peso de um objeto com base em suas dimensões.

 

Leia também: O que é container e como contratar esse meio de transporte?

 

Como calcular a cubagem?

Como calcular a cubagem?

O peso cubado é o valor que representa o espaço que a carga realmente ocupa no veículo.

Para calcular, basta multiplicar a metragem cúbica (altura X largura X comprimento ÷ pelo fator de cubagem), vamos para um exemplo prático:

Digamos que a mercadoria transportada pesa 1500 kg e é composta de 3 caixas, que medem cada 2 metros de largura, 2 metros de comprimento e 2 metros de altura. Onde todas as caixas juntas ocupam 24 m^(3).

Para transformar os 24 m^(3) em peso, basta multiplicar a metragem cúbica pelo fator de cubagem.

Estamos utilizando neste exemplo o padrão do transporte rodoviário que é 300 kg, sendo assim temos uma mercadoria que pesa 1500 kg mas ocupa o lugar de 7200 kg dentro do caminhão.

Com isso o cálculo do frete deve ser feito com base no peso cubado de 7200kg.

Vale ressaltar que deve ser considerado sempre o maior peso ou seja, se as características dos volumes fossem as mesmas do exemplo anterior, mas o peso real da mercadoria fosse 9000 kg, deve-se considerar para efeito de cálculo o peso real e não o cubado, já que 9000 kg é maior que 7200kg.

Por que as transportadoras usam essa fórmula para calcular o preço?

Em resumo, a cubagem auxilia a melhorar o planejamento da logística e a reduzir custos de transportes.

Além de ser considerado como um padrão estabelecido na indústria de transporte e logística, o cálculo do preço do frete com base na cubagem permite uma utilização eficiente do espaço de transporte, considerando tanto o peso real quanto o espaço ocupado pelas mercadorias.

Além disso, esse cálculo já mostrou ser benéfico tanto para as empresas, quanto para os clientes, sendo uma fórmula importante para garantir um sistema de transporte mais justo, eficiente e sustentável.

 

Se você quer saber quanto fica o valor de cubagem para a sua carga, entre em contato com a Decklog que faremos um orçamento personalizado para você!